Histórico
Programação
Concurso da Rainha
Jogo do Barril
Concurso do Serrote
Chopp em Metro
Casal Fritz e Frida
Jantar Típico Germânico
Pratos Típicos
Apresentações Culturais
Trajes Típicos
 
Maiores Informações
 
 

CHUCRUTE

Chucrute é repolho fermentado naturalmente.
Picar o repolho em tiras finas, como para salada. Colocar 2 a 3 colheres de sopa de sal em cima e ir amassando bastante até tirara toda a água (soro). Reservar o soro.
Colocar o repolho enxuto (isto é, sem o soro) dentro de um recipiente de vidro ou barro. Este recipiente deve ter um tamanho adequado para permitir bem a fermentação.
Caso o repolho esteja insosso, coloque um pouco mais de sal.
Cobrir o repolho com o soro e cobrir tudo com folhas inteiras e colocar um peso em cima (por exemplo, um pires) para manter as folhas em baixo do soro, sem terem contato com o ar, senão apodrecem.

Deixar fermentando por 8 a 10 dias, e nesse meio tempo observar para que não fique sem líquido (tem que ficar sempre coberto e a fermentação vai fazer com que o líquido transborde, portanto é conveniente colocar a vasilha em cima de alguma proteção).
Rejeite o soro inicial; ferva 2 copos d'água com um pouco de sal (salmoura não muito forte) para completar o líquido, caso necessário.
Depois de 1 semana o chucrute costuma estar seco e pronto para uso.
Pode-se guardar até 15 dias na geladeira ou 3 meses no freezer.

Obs: Caso tenha folhas de parreira de uvas em casa, forre o fundo do vasilhame com elas, coloque uma camada de repolho, no meio forre de novo com folhas de parreira , e depois, em cima, em vez das folhas de repolho. Isso apura o sabor.

Para servir: Derreta "bacon" numa panela, refogue o chucrute, acrescente um pouco d'água e deixe cozinhar até ficar macio, ao seu gosto. Caso fique muito aguado, pode engrossar com um pouquinho de maizena dissolvida n'água. Pode cozinhar batatas e salsichas junto, se quiser. Tem gente que gosta de temperar com cominho ("Kümmel") que, além do sabor, ajuda na digestão.